sábado, outubro 25, 2008

Falanstério 89 - Quem Sabe Faz a Hora Não Espera Acontecer

Cartoon: Andy Singer.

Na quinta-feira, 24/10/2008, André Pasqualini e eu fomos atrás dos candidatos a prefeito da cidade de São Paulo para entrevistá-los com uma pauta: Bicicleta. Essa foi uma idéia que surgiu durante as eleições. Logo depois que ficou definida a disputa no segundo turno entre Marta Suplicy e Gilberto Kassab o André tentou contato para agendar as entrevistas com os dois candidatos. Iam ser feitas onze perguntas relacionadas à bicicletas, transporte público, respeito nas ruas; entre outras. Juntamente com a Renata Falzoni, que tinha em mente publicar as imagens no seu programa da ESPN Brasil, as respostas iam ser gravadas. Mas o contato via e-mail com assessores dos dois candidatos foi muito difícil e não tivemos nenhuma confirmação legal de que iria acontecer as entrevistas. Por isso nada foi gravado.

Na véspera do dia em que pedalamos atrás dos políticos o Pasqualini me mandou uma mensagem de texto perguntando se queria acompanhar ele para conseguir as entrevistas com os candidatos. Confesso que pensei muito antes de responder. Não voto nem no Kassab e nem na Marta e em nenhum outro político, nem mesmo na Soninha Francine que tem idéias boas para aqueles que se locomovem de uma maneira mais inteligente. Penso na idéia da frase castelhana Si hay gobierno, soy contra!, mas isso é apenas para deixar claro minha visão da política. Depois de pensar resolvi que ia acompanhar o André. O espírito cicloativista me motivou de ir atrás dos dois.

Tudo combinado e na quinta-feira de manhã nos encontramos para a "correria". Marta Suplicy foi pedir votos para operários de quatro obras na Rua Conde de Porto Alegre, no bairro no Brooklin ao meio-dia. André e eu chegamos por volta das 11 da manhã. O pessoal do Sindicato da Construção Civil já estava no local falando num trio elétrico e convocando para que os operários fossem para a rua receber a Marta. Depois de um contato com alguns membros do sindicato resolvemos esperar a ex-prefeita chegar e pedir diretamente para ela alguns minutos para a entrevista sobre bicicletas. Enquanto aguardávamos recebemos o cumprimento de Paulinho da Força Sindical, Aldo Rebelo (vice de Marta) e José Genoino (ex-presidente do PT).

Por volta do meio-dia a Marta chegou. A idéia era que eu fizesse as perguntas e o André filmasse. Depois que a ex-prefeita cumprimentou os operários e se preparava para fazer seu discurso no microfone abordamos ela. Pedimos 15 minutos para responder algumas perguntas. Ela aceitou, mas disse que só tinha 5 minutos, pois tinha que ir até um velório. Então tivemos que cortar algumas perguntas e elaborar rapidamente como iríamos fazer. Eu não estava muito preparado para peguntar, pois não tinha lido as perguntas e nem participei da elaboração delas. Como o Pasqualini participou de tudo ativamente e tinha as idéias na cabeça, resolvemos que ele faria as perguntas e eu ficava reponsável de registrar tudo. E assim fizemos. Marta primeiro falou com a grande mídia. Depois que terminou escutei ela falando: "Cadê os ciclistas?", ou seja ela nos procurou ciente de que iria responder nossas perguntas. Foi muito bom e conseguimos uma exclusiva com ela no meio da rua com populares, imprensa e assessores em volta de nós. A candidata não fugiu e até rolou umas réplicas e tréplicas.

Veja abaixo entrevista realizada com a candidata a prefeitura de São Paulo do PT, Marta Suplicy:



Pronto. A primeira parte já estava feita. Agora tínhamos que encontrar o prefeito Kassab. Sem ele não adiantaria nada, porque queríamos a visão dos dois candidatos e promover um debate de idéias só de bicicleta. Soubemos através do jornalista da UOL, Leandro Valverdes, que Kassab estava na Vila Matilde e na Vila Formosa fazendo campanha. Mas ele já estava terminando e não teríamos tempo de abordar ele na rua. Depois de muitas ligações e pedaladas resolvemos armar uma base na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), onde o André tem contatos. Lá, fomos muito bem recebidos pela Laura Ceneviva, coordenadora do grupo Pró-Ciclista. Conseguimos o contato do assessor da campanha do Kassab, que pelo telefone disse que o prefeito não iria falar com a gente. Mas sabíamos que essa era a visão do assessor. Tínhamos a certeza que se abordássemos o Kassab ele iria falar. Só faltava encontrar ele. A situação estava difícil. Até mesmo com a intervenção do secretário Eduardo Jorge da SVMA não conseguimos descobrir o paradeiro do prefeito.

Mas tínhamos uma última cartada. Kassab ia conceder uma entrevista na Rádio Eldorado às 19 horas. Sou bike-repórter da Eldorado, mas pensei muito em ligar lá e pedir uma autorização de ir até a rádio e falar com o Kassab. Não queria atrapalhar os jornalistas que iriam entrevistar o prefeito. Mas com o final do dia chegando e não tendo as imagens do Kassab só íamos ter as falas da Marta e isso não seria bom para o debate democrático. A adrenalina estava forte e a ansiedade presente na minha mente. Refleti bastante e resolvi ligar para a rádio. Expliquei minha situação e sem nenhum problema obtive a autorização de ir até a rádio e tentar entrevistar o prefeito de São Paulo! Obrigado a todos da Rádio Eldorado que disponibilizaram nossa entrada.

André e eu chegamos por volta das 18:50. Paramos nossas bicicletas no bicicletário do prédio onde fica a Rádio Eldorado. Falamos com Roger, assessor de Gilberto Kassab, que autorizou a entrevista com o Kassab. Mas o prefeito não tinha muito tempo e o assessor deixou bem claro: "Depois que acabar a entrevista na rádio vocês falam com ele por cinco minutos.". E assim fizemos. Na redação de Jornalismo da rádio, o prefeito Gilberto Kassab, respondeu nossas perguntas. Ele teve uma vantagem, pois respondeu num lugar privado, sem a presença dos populares e sem muita pressão.

Veja abaixo entrevista realizada com o candidato a prefeitura de São Paulo do DEM, Gilberto Kassab:



E assim foi a nossa jornada atrás dos candidatos. Depois de entrevistar o prefeito voltamos pedalando na refrescante chuva que caiu na noite de quinta-feira. Mas ainda tinha muito trabalho a ser feito. André Pasqualini ainda tinha que digitalizar as imagens e transcrever as entrevistas. Fez na madrugada de sexta-feira, 2 dias antes da votação, para que todos pudessem ver o que os candidatos da maior cidade do País pensam sobre o uso da bicicleta como transporte. Parabéns André pelo empenho e obrigado pela companhia! E também um agradecimento especial para a Aninha Neumann, cicloativista, que acabou com a fome dos dois ciclistas fazendo um delicioso jantar.

Assistam tudo e tirem suas conclusões. Eu penso que muito coisa tem que ser feita. Apesar de estarmos na onda verde e algumas coisas em prol dos ciclistas estejam aparecendo, falta o principal; respeito! O que precisa é de uma forte campanha de educação para que as pessoas fiquem cientes que bicicleta se locomove, pedestre anda e cadeirante também tem direito de atravessar uma ponte. Continuarei lutando e pedalando por uma cidade melhor. E daqui há dois anos, candidatos ao Governo de SP e a Presidência do Brasil se preparem. Ciclistas irão fazer perguntas para vocês!

Compartilhe as Entrevistas:

- Marta Suplicy: YouTube // Multiply // Baixar em alta qualidade

- Gilberto Kassab: YouTube // Multiply // Baixar em alta qualidade

Transcrição das entrevistas:

- CicloBR - Entrevistas com os Candidatos a Prefeitura de SP.

Repercussão:

- Blog da Aninha.
- Pedalante - Hot Hell.

5 comentários:

Marilce disse...

Vocês dois estão de parabéns!!!!!!
Pegaram os dois na contramão. Vamos ver se o que eles falaram vai ser realizado........
Marilce
Viva as bikes!!!!!!!!!!

Aninha disse...

ehhhh!!! Amei tudo e principalmente recebe-los a noite em casa, dava pra ver nos olhinhos de voces dois, que pareciam de crianças, a satisfaçao do dever cumprido!
Parabéns de novo e quando sentir fome cola em casa que sempre tem lugar pra mais um (ou dois) a mesa.

bjs

Paula disse...

muito bom ler o relato completo!!
super trabalho!
super orgulho!
Parabens novamente, guerreiro!
Respeito é pra quem tem!

bjs,
Paula Cinquetti

Karina disse...

Muito legal...
Depois de três semanas pedalando contigo no Saia descubro só agora que você é um bike repórter! Duas de minhas paixões, bike e jornalismo; pena eu ter trocado a última, ou melhor, tê-la deixado para depois - resolvi fazer Letras primeiro, mas ainda namoro a idéia...
Parabéns e pedale sempre conosco!
bjs

tessie27 disse...

Orgulho demais de vocês...
Só querida dizer.
Sou fanzona!
Beijos e parabéns