segunda-feira, julho 24, 2006

Falanstério 01 - Inauguração!!

Bom estou criando este blog para poder colocar as minhas idéias neste ''papel'' virtual. Tenho muitos planos e sonhos, mas sempre ficam voando por aí, agora quero deixar tudo registrado, nem que seja virtualmente.

Vou começar explicando porque o nome Falanstério. Descobri esse termo através de uma discussão com uma amiga de faculdade, que também faz História e eu com minhas idéias meio socialistas, anarquistas ela me disse que tentaram criar um local, onde as pessoas trabalham por prazer sem o estímulo de dinheiro e sim por vontade própria e fazem as funções em que são melhores. Gostei disso, porque não sou materialista e penso que se as pessoas não fossem movidas pelo dinheiro e pela matéria tudo seria o melhor.

O homem que teve essa idéia brilhante foi o filósofo francês Charles Fourier (1772-1837). No Brasil já houve uma tentativa de criar um Falanstério, denominado Falanstério do Saí, foi em 1842 na Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul, localizado na Santa Catarina. A tentativa foi feita pelo Dr. Benoit Jules Mure inspirado nas idéias de Fourier.

Este foi o motivo do nome deste blog. Abordarei diversos assuntos com as minhas idéias, fundamentadas nos meus valores e experiências de vida. Sou um iniciante e um eterno aprendiz. Gosto de falar sobre diversos temas, mas abordarei temas ligados inserção de bicicletas na vida das pessoas, manutenção do meio ambiente, soluções para um mundo melhor (ousado??), discussões de temas da atualidade entre outros.

Agora poderei ter tudo catalogado, muitas pessoas me incetivaram e enfim tomei coragem e criei este blog.

5 comentários:

Anônimo disse...

Achei formidável esse Blogger!
O cara que criou ele tem uma mente super especial e idéias soberanas.
Parabéns por sua iniciativa.
Marilce - Niterói

Anônimo disse...

Gostei muito desse novo blogger, acho que aborda temas atuais e muito relevantes. Admiro ainda mais, pelo fato de ser produzido e atualizado por uma pessoa muito inteligente e capacitada, nada como boas discussões...

Vamos falar do que é válido no mundo, vida longa ao FALANSTÉRIO !!!
Parabéns

Anônimo disse...

Amei!!! Está a cara de alguém que eu gosto muito!!! Vou bisbilhiotar com frequência!!! E logo vou me encaixar em um grupo de bike! Beijo grande Pá

Anônimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anônimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»