quarta-feira, agosto 02, 2006

Falanstério 08 – Faixa para motos


No dia 18 de julho foi criada no corredor de ônibus Rebouças/Consolação, em São Paulo a “Faixa Cidadã”. Faixa preferencial para os motociclistas que trafegarem nos 6,6 km de extensão do trecho. A faixa é sinalizada com losangos de cor verde-limão, pintados a cada 200 metros. O projeto foi criado pela Companhia de Engenharia e Tráfico (CET) e visa a diminuição de acidentes de motos. Este corredor em horários de pico recebe em média 1.500 motos por hora.

Estima-se que em São Paulo possui 180 mil motociclistas profissionais, representado 10% da frota de veículos. Esses são responsáveis por 22% dos acidentes de trânsito na cidade. No ano passado 345 morreram, quase um por dia. O fato mais intrigante é que no primeiro dia de funcionamento da faixa dois acidentes foram provocados por motos no trecho. No primeiro às 7:30 da manhã, uma menina que distribuía panfletos informativos sobre a faixa foi atropelada por um motoqueiro (a cada 4 acidentes 2 são por atropelamentos em SP). Mais a tarde um motoqueiro colidiu com um carro.

Outro fato interessante é que a CET não irá multar os motoristas que não respeitarem a faixa exclusiva para motos. Se com punição as pessoas não respeitam, imagine sem fiscalização? Essa faixa e os losangos verde-limão pintados no chão servirão apenas para ilustrar. Motoqueiros que ganham a vida por encomendas entregues num curto período de tempo irão respeitar uma faixa e perder seu tempo, enquanto podem ir pelos corredores no meio dos carros e chegarem mais rápidos nos destinos? Bom acho que não farão isso. E essa tentativa será frustrada.

Porque não gastam este dinheiro com coisas mais úteis? Porque dar importância a um veículo que polui dez vezes mais que os carros? Os motoqueiros não respeitam nem a própria vida denominando-a de “Vida Loca”. Tenho certeza que a implantação de bicicletários seria mais benéficas para todos. Bicicletas não poluem, não ocupam muitos espaços e não chegam a grandes velocidades que podem causar mortes. E o prefeito Gilberto Kassab quer mais: “Tenho convicção que essa medida, em um dos mais importantes corredores da cidade de São Paulo, servirá de referência para que possamos o mais breve possível implantar o projeto nos demais corredores”.

Nenhum comentário: