quarta-feira, agosto 16, 2006

Falanstério 14 - Modernidade Depressiva

Charge de Andy Singer retirada do livro Apocalipse Motorizado, pág.155

Vivemos hoje, na chamada Modernidade Depressiva. As causas de mortes atualmente são na maioria por desilusão a vida. As quatro principais são: Depressão, Câncer, Suícidio e Acidentes de carros. Médicos dizem que um dos motivos para a presença do câncer nas pessoas é por desilusão ou falta de vontade de viver. O carro é uma máquina mortífera e quando combinado com a droga álcool se torna na maioria das vezes fatal.

O chamado marketing irresponsável promete aos consumidores de carros liberdades, quando assumirem o volante com velocidades de 300 km/h, onde o máximo permitido é de 120 km/h. Como essa tal liberdade não vem os acidentes acabam acontecendo.

Um dos grandes fatores que vem deixando a sociedade depressiva é a evolução da tecnologia. O verbo TER é muito mais conjugado que o verbo SER. Com a globalização e o encurtamento das distâncias parece que tudo ficou mais fácil. Temos quer ser movidos por desafios, precisamos de agentes motivadores, mas parece que a essência da vida se perdeu por aí.

Dizem que no final no arco-íris se encontra um pote de ouro, mas para mim nós encontramos a felicidade. Não estou dizendo que dinheiro traz felicidade, na verdade traz a felicidade passageira. Com a sociedade consumista e capitalista que vivemos o que importa é o que você tem e não o que você é. O mundo está de cabeça para baixo e quase ninguém está percebendo. Garanto que a vida seria bem melhor se o dinheiro não existisse, a maioria das guerras e das mortes são disputas por dinheiro. Você trabalha pelo dinheiro e não pelo prazer.

A solução para um mundo melhor ainda não descobri, mas acho que se a ganância, o ódio e a inveja diminuíssem já poderia ser o começo para uma nova era, a era da Modernidade Igualitária.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você.
Seria maravilhoso se as pessoas se importassem mais umas com as outras e valessem pelo que elas são e não pelo que elas possuem. O dinheiro corrompe o ser humano.
Parabéns!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fala Carioca.
Tudo bem rapa?!
Realmente precisamos tentar mudar o mundo, mas ainda falta muitas coisas né.
Bacana seu blog, agora vou entrar sempre aqui.
Um grande abraço e sucesso pra vc.

Anônimo disse...

Uhm...Interessante.Sempre achei que doenças como câncer estivessem ligadas totalmente com aspectos emocionais.

Mas, uma pergunta que não quer calar:
Che Guevara andava de bicicleta??

Beijus....
Dani