domingo, outubro 01, 2006

Falanstério 26 - Viva a Democracia!!!



Eu acabei de exercer meu direito de cidadão e votei (de bicicleta e após algumas buzinadas voltei bem) nos candidatos para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Mas com certeza o dia da eleição é um dia de reflexão. No dia maior da democracia brasileira eu paro e reflito. Se estamos num país democrático e neoliberal porque o voto é obrigatório? Acho que é para ter uma grande maioria dos votos, pois se fosse facultativo, imagino que não atingiria nem 50% de presença.

Outra questão é o patriotismo do povo, que é muito mais proclamado no Carnaval e na Copa do Mundo. Deve ser a vergonha dos Collor, Dirceu, Palocci, Delúbio, Valérios que assombram nosso país. Na minha opinião, todo país é corrupto, não tem como controlar tudo e o homem se deixa levar muito fácil pela sedução do dinheiro fácil. Mas o grande problema no Brasil é que a corrupção é muito grande e fica escancarada e até vira uma coisa tragicômica. Onde já se viu prender alguém com dólares na cueca? Ou a criação de um Valérioduto? Ter um presidente que só sabe dizer que não sabia de nada e se compara com Jesus e Tiradentes? Não quero isso pra mim. Não estou defendendo o lado de direita ou de esquerda, porque acho que isso no Brasil nem existe mais. Os partidos podem ter idéias e valores de direita ou de esquerda, mas na hora em que o circo pega fogo eles irão seguir para onde a maré vai. O exemplo mais clássico é o PT atual.

Vivemos hoje na Política do Pão e Circo. O mesmo que acontecia na Roma Antiga com os coliseus e gladiadores romanos. O governo dando comida e diversão para o povo fica tudo resolvido e os problemas parcialmente secam. O Brasil é um país que tem um futuro brilhante pela frente e se souber administrar bem os seus desejos conseguirá deixar de ser um local subdesenvolvido/emergente e virar mais desenvolvido. Nem precisa virar potência, porque virar uma grande potência é sinônimo de guerra e não queremos isso. Devemos seguir os exemplos de países que conseguiram acabar ou diminuir a corrupção, como a Itália que acabou com a Máfia, ou os ingleses que possuem um respeito mundial. Antes de olhar para fora, devemos olhar para dentro do país e ver que podemos lucrar muito com ele. Porque o nosso Turismo não é tão aproveitado? O Brasil possui lugares fantásticos que se forem divulgados mundo afora e realizar uma boa estrutura (sem violência, boa rede hoteleira e pessoas treinadas) poderemos trazer os turistas que passam suas férias em outros países para o Brasil. Sinceramente, prefiro visitar a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, do que a Torre Eiffel em Paris.

O povo deve ser mais unido, cobrar mais dos seus governantes e também deixar de ter aquela idéia de “Jeitinho Brasileiro” ou da “Lei de Gérson”, pois se as autoridades são corruptas, não podemos esquecer que o povo apesar de ser solidário gosta de levar vantagem nas coisas. Eu acredito num Brasil melhor e tentarei mudar (não sozinho) um pouco a cara desse país e talvez possamos conseguir uma grande vitória, a vitória da honestidade.

O vídeo usado para ilustrar foi uma dica do colega Paulo Meira e foi produzido pelo site do Luciano Pires.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico impressionada e muito feliz em ver como você escreve bem!!!!!!!!
Ah! tão bom seria se todos fôssem iguais à você.
Parabéns! O jornalismo está coroado com esse brilhante jornalista.