domingo, junho 29, 2008

Falanstério 67 - Bicicletada Junina

Balões para as bicicletas

O dia começou cedo. Às 9:30 da manhã, eu e o bike-repórter Marcelo Siqueira fomos comprar o vinho e os ingredientes no Centro da cidade. Ele iria produzir o vinho quente para a festa junina da Bicicletada de junho que começaria às 18:00 da última sexta-feira do mês.

Massa concentrada (foto: Tessie)

Depois da expedição do vinho voltamos e nos separamos. Fiz algumas coisas pela tarde inclusive uma consulta com a dentista/ciclista Chantal. Depois da consulta voltei com o amigo Bruno para o Bonde da Vila Olímpia que iria rumo à Praça do Ciclista. Nos reunimos e estávamos em 7. O trânsito para variar estava caótico e fomos cortando pelo corredor. Só pegamos pista livre na subida para a Avenida Paulista.

Bandeirolas (foto: Tessie)

Chegando na praça o clima já era de festa. Muitos ciclistas já faziam a confraternização. Uma toalha de piquenique estava exposta no gramado e comidas típicas da festa de São João eram servidas para os pedalantes. Paçoca, bolo de milho, pé de moleque, frutas entre outras delícias deixavam a festa mais saborosa.

Fogueira no raio (foto: Águia Dourada)

Tratamos de pendurar as bandeirolas com desenhos de simpáticas bicicletinhas e também balões coloridos que enfeitaram ainda mais a praça. Até a estátua recebeu um chapéu de palha. Aos poucos cada vez mais pessoas indo chegando e o ápice foi quando o Bonde do Butantã adentrou na avenida com mais de 20 ciclistas e uma bicicleta toda enfeitada e colorida com um DVD de música sertaneja.

Sirva-se à vontade

Mulher vestida de noivo, homem vestido de noiva, caipiras com bigodes e barbichas e camisas quadriculadas, madames com trancinhas, vestidos floridos e pintinhas nos rostos. Era esse o figurino da Bicicletada. O vinho quente começou a ser preparado. Com muitos ingredientes e um fogareiro esperto, ele era feito com bastante carinho. Enquanto isso a fogueira queimava e alguns pulavam por cima dela. A panfletagem corria solta e o momento do ínicio do pedal pela Avenida Paulista estava próximo. A festa estava tão boa que foi um pouco díficil começar a pedalar. Mas seria impossível aquela massa não querer passar sua mensagem para todos. E assim fizemos.

Noivo de noiva e noiva de noivo (foto: Águia Dourada)

Demos o nosso tradicional aquecimento pela praça e partimos com um itinerário simples. Avenida Paulista ida e volta. Sem a presença da polícia e da grande mídia, fizemos a nossa quadrilha pela rua. Os populares nos apoiávam e aplaudíam com louvor. Os motoristas de carros que vinham do lado contrário buzinavam com o grito "Quem gosta de bike buzina". Sem nenhum incidente e até com ajuda de dois policiais motoqueiros concluímos nosso passeio. Na chegada a cotidiana levantada das bicicletas para o alto. E depois disso a festa aumentou. Vinho quente pronto para satisfazer os ciclistas e uma sanfona que tocava maravilhosamente nossos corações.

Até Chiquinho tava caipira (foto: Tessie)

A dança foi formada com um enorme círculo. A massa estava unida novamente e bailava alegremente ao som da sanfona. Com gritos de "Bicicletada" e "Eu vou de bike" sentíamos a alegria inflamar a todos. O casório foi feito e todos apaludiram. E mais uma vez a massa passou. Uns disseram 500, outros 300, mas o que importa é que foi sensacional e cada mês que passa crescemos ainda mais e nunca iremos parar de crescer.

Pedalar é um direito (foto: Águia Dourada)