segunda-feira, agosto 30, 2010

Falanstério 118 - De onde vem a água que você bebe?

O quinto episódio do programa Sustentáculos abordou um tema preocupante; a água. Algo que no fututro será um grande problema de escassez e acredito eu será um bem valioso disputado até em guerras.

Fui até a cidade de Extrema, em Minas Gerais, na divisa com o Estado de São Paulo. E é das nascentes da pequena cidade mineira, que vem a água que 50% do cidadão paulistano bebe. E a Prefeitura de Extrema tem um projeto muito interessante, que são os Produtores de Água. Eles conversam com os proprietários de terra da região para fazer uma parceria.

Fornecem um dinheiro todo mês que é calculado pelo tamanho da terra e da sua importância e o proprietário cede o espaço para ser cercado e reflorestado. Com as cercas os animais não podem chegar nas nascentes, não prejudicando assim o solo. E as mudas plantadas ajudam a fortalecer a terra.

Acompanhei a rotina dos funcionários que colocam as cercas e entrevistei alguns proprietários que cederam sua terra para o programa. Projeto ótimo, que deve virar referência para todos. E foi intrigante saber que temos que beber uma água que está há mais de 100km de casa.

Abaixo os três vídeos:





Nenhum comentário: