quarta-feira, julho 28, 2010

Falanstério 115 - Sustentáculos - Biorrenda

Continuando com as postagens dos vídeos dos episódios do programa Sustentáculos em qual eu participo, coloco agora o terceiro programa. O tema central foi biorrenda, como pessoas fazem para gerar renda utilizando a natureza sem degradá-la. Viajei junto com o diretor e parceiro Rafael Maretti para o interior de Goiás. Ficamos na casa do Orélio, que era um sem-terra, e conseguiu um pedaço de terra e virou agricultor. Ele cultiva o baru, um fruto típico do cerrado e que gera renda para ele e diversas famílias da região.

A conta é simples. Na época da colheita, todas as famílias que participam do programa, mandam tudo que foi colhido para o CEDAC, o Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado, que funciona como uma cooperativa que paga os agriculutores e revende o baru em forma de castanha, barra de ceral e cookie.

A família do Orélio nos recebeu muito bem. Pude provar o doce de baru, plantar uma muda de baru e colher o baru. No dia seguinte ainda acompanhei a vida do agricultor, tirando leite da vaca e vendo as plantações. Depois disso fui para Goiânia conhecer o CEDAC e ver como eles transformam o baru em cookies, e revendem para outros locais e também para a o Governo nas merendas das crianças.

A maior lição que tiro disso é que a natureza deve ser sempre nossa aliada. Até pouco tempo atrás o baru era desconhecido e era desmatado. Hoje, gera renda para centenas de famílias, é um alimento importante para muitas crianças e deixa muitas florestas em pé. Abaixo as três partes do programa:






Nenhum comentário: