sábado, julho 31, 2010

Falanstério 116 - Sustentáculos - Mobilidade Urbana

O quarto episódio do Sustentáculos teve como tema mobilidade urbana. Um tema que entendo bastante e aprecio. Já que uso a bicicleta como meio de transporte e sei como é se mover sem pegar congestionamentos por aí.

Muitas cidades do Brasil já estão saturadas de tanto automóveis e com pouco investimentos no transporte coletivo fica difícil mudar essa situação. Mas temos bons exemplos, como na cidade de Curitiba que passou por uma transformação com as ideias do arquieto e prefeito Jaime Lerner. E foi para lá que eu fui, conhecer o sistema de ônibus Ligeirinho.

O sistema é simples. Existem os tubos, onde os passageiros pagam as passagens antes de entrar no ônibus evitando filas. E os tubos são elevados, deixando o embarque e desembarque mais rápido, já que os passageiros ficam na mesma altura do veículo.

Eu fui acompanhar a rotina do motorista do ligeirinho Paulo, que acorda às 3h30 da manhã e pega três ônibus para chegar na garagem e dirigir o ligeirinho pelas ruas de Curitiba.

Também pude pedalar um pouco na cidade, graças ao pessoal do FixaCWB e também tive a sorte de encontrar o cantor Plá, que cantou comigo a música "Invasão das Bicicletas".

Abaixo os três vídeos do programa:






Nenhum comentário: